Bahia
  • Webmail
  • Fale Conosco
  • Twitter
  • Facebook
  • Sesc Nacional
  • Fecomercio

Notícias

Aula-Show e Oficina são as Atrações do Projeto Arte da Palavra em Novembro




ARTE DA PALAVRA – REDE SESC DE LEITURAS
Projeto nacional que promove diferentes ações da cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos autores até a valorização das obras de escritores brasileiros e formas de produção literária, que reúnem 91 artistas, escritores e poetas para a realização de bate-papos, oficinas literárias e apresentações poéticas. Entre os autores convidados estão nomes premiados da literatura brasileira, como Bráulio Tavares, Cintia Moscovich e Rafael Gallo. O projeto é dividido em três Circuitos: Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; Oralidades, para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, que será composto por oficinas variadas, com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações e também criar leitores com maior bagagem. Público-alvo: jovens, pais, educadores e universitários. Informações: 3254-3903 ou www.sesc.com.br/artedapalavra.
Oralidades: “A língua das Canções”, espetáculo situado entre show e aula, com Lívia Nestrovski (RJ), voz, e Fred Ferreira (RJ), guitarra, que apresentam canções em versões originais e inventivas para um público irrestrito, abordando assuntos como a literatura, a poesia e a língua falada e escrita através de uma viagem lúdica por diversos tempos, espaços e sonoridades. Classificação: livre. | Santo Antônio de Jesus (Sesc). Dia 14/11, às 14h. Entrada franca (limitada a capacidade do Teatro). | Salvador (Teatro Sesc-Senac Pelourinho). Dia 15/11, às 17h. Entrada franca (limitada a capacidade do Teatro).
Criação Literária: Oficina “Contos Para o Próximo Milênio: um laboratório de Ronaldo Bressane”. Esta oficina foca-se na produção, avaliação e leitura crítica de ficções curtas. São sugeridas cinco propostas de textos breves. A teoria é elaborada sobre as Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Italo Calvino, tendo como contraponto criativo o livro Formas Breves, de Ricardo Piglia. As aulas são divididas em duas seções: na primeira metade, leituras dos textos escritos sobre as propostas sugeridas na aula anterior; na segunda metade, teoria literária e leituras críticas. É essencial a entrega de textos. Público-alvo: escritores, jornalistas, roteiristas, artistas, redatores, estudantes de arte, literatura e comunicação, profissionais que buscam renovar sua escrita criativa. | Salvador (Auditório do Sesc Nazaré). De 27/11 a 1º/12, das 13h às 16h30. Inscrição gratuita pelo e-mail literatura@sescbahia.com.br

Lívia & Fred
Os onze anos de parceria de Lívia Nestrovski (graduação em Canto Popular e mestrado em Etnomusicologia) e Fred Ferreira (graduações em Composição e Viola) une a sutileza, virtuosismo e expressividade deste duo que utiliza a voz e a guitarra para dar lugar à experimentação timbrística e interpretativa. Kurt Weill, Zé Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Milton Nascimento e compositores da nova geração são colocados lado a lado com compositores eruditos, como Benjamin Britten e Maurice Ravel, traçando narrativas inusitadas entre canções brasileiras e do mundo. Para saber mais, acesse www.duoliviafred.com

Ronaldo Bressane

Estudou Comunicação na FAAP e Letras na USP. Passou por redações como Trip, seLecT e Alfa, e colabora em veículos como Estadão, Bravo!, Instituto Moreira Salles e Revista da Cultura. É autor de Mnemomáquina (romance, Demônio Negro), Sandiliche (infanto-juvenil, Cosac Naify), V.I.S.H.N.U. (quadrinhos, Companhia das Letras), Metafísica Prática  (poesia, Oito e Meio) e organizador da antologia de contos Essa História Está Diferente (Cia das Letras), entre outros. Ministrou laboratórios de ficção e não-ficção no Espaço Cult, na Casa das Rosas, no MAM, no Centro Cultural B_arco, na Casa do Saber, na UNIL,  e em variadas unidades do Sesc de todo o país. Apresenta o programa Fluxo de Consciência, da revista Pessoa (revistapessoa.com) e do estúdio Fluxo de jornalismo (fluxo.net), e coordena a comunicação do Centro Cultural São Paulo. Seu site é ronaldobressane.com.