Bahia
  • Webmail
  • Fale Conosco
  • Twitter
  • Facebook
  • Sesc Nacional
  • Fecomercio

Notícias

Desfile de Fantasias do Grupo Fonte de Vida, em Show de Criatividade, Educação Ambiental e Beleza!



 

 

 

24º CONCURSO “NO MUNDO DA FANTASIA”
O Sesc promove há 24 anos o desfile de trajes elaborados por integrantes do Grupo Fonte de Vida que são confeccionados com materiais reutilizáveis, quinquilharias e sucatas. Este projeto tem o objetivo de promover a Educação Ambiental, a criatividade, psicomotricidade, integração social, elevar a autoestima e possibilitar que o idoso atue de forma ativa e participativa na sociedade. Atração: Magno Santé.
Salvador (Arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho). Dia 14/11, a partir das 18h. Acesso mediante doação de alimento estocável (1kg - pessoas com deficiência e 60 anos+; 2kg – comerciário/dependente; e 3kg - público em geral) que deverá ser entregue na recepção do Sesc Rua Chile até o dia 13/11, em horário comercial, e trocado por um ingresso.

CONCURSO “NO MUNDO DA FANTASIA”
O Sesc realiza diversas ações com conteúdos programáticos voltados para a questão ambiental, atendendo as Diretrizes Gerais de Ação. Um exemplo é o Concurso “No Mundo da Fantasia”, onde integrantes do Grupo Fonte de Vida, de Salvador, participam de uma oficina de reciclagem e elaboram fantasias confeccionadas com materiais recicláveis, de extrema beleza e criatividade, cujo resultado é mostrado em um concurso anual. Os candidatos são avaliados por um júri qualificado composto por 5 (cinco) representantes de Instituições que realizam trabalhos voltados a 3ª Idade, profissionais de moda e de artes plásticas, em desfile individual e coletivo, para escolha final dos primeiros colocados por categoria nos requisitos abaixo:
•    Alegoria & Adereços: itens utilizados na composição final da fantasia, seus complementos (acessórios) e a música voltada ao tema;
•    Criatividade: parte artística e criativa da fantasia, em consonância com o tema proposto e dos materiais utilizados na confecção da mesma;
•    Desenvoltura na Passarela: desempenho em consonância ao tema proposto e o reconhecimento da plateia;
•    Originalidade: fidelidade ao tema proposto e apresentado pelo(a) candidato(a).

O Concurso transcorre em momentos de exaltação pela beleza do espetáculo e pela animação do público presente, que inclui os familiares e amigos dos participantes. Ao final, o Sesc oferece prêmios simbólicos aos vencedores pela participação.

Etapas:

1.    Oficina de Reciclagem: realizada no primeiro semestre do exercício, tem como objetivo estimular as habilidades dos alunos no aproveitamento de materiais recicláveis que serão a base para confecção da fantasia. A cada semana um novo objeto é escolhido para ser trabalhado de forma coletiva e colaborativa, sempre optando por criações rápidas e práticas. Todos os materiais são obtidos por meio de doações e coletas feitas pelos próprios participantes. Nenhum material é descartado: embalagens de iogurtes, latinhas de alumínio, CDs, caixas de remédios e garrafas pet estão entre os materiais utilizados.
2.    Elaboração do Projeto: após trabalho de pesquisa o participante esboça a fantasia, que inclui o tema a ser trabalhado, o material a ser utilizado, o desenho de composição e a música de apresentação no desfile.
3.    Supervisão: o instrutor da oficina acompanha todo o desenvolvimento do projeto junto ao aluno, com orientações e dicas que facilitem o processo de confecção da fantasia.
4.    Confecção da Fantasia: com o material coletado e o tema definido, o aluno inicia a produção da fantasia sob a supervisão do instrutor.
5.    Inscrição no Concurso: dois meses antes da realização, o Sesc abre inscrição (gratuita) com o limite máximo de 00 participantes.


TRABALHO SOCIAL COM GRUPOS DE IDOSOS

Com base na Carta da Paz Social, o Serviço Social do Comércio foi criado em 13 de setembro de 1946 e, desde então, vem evoluindo e se transformando em ferramenta fundamental na qualidade de vida dos brasileiros. Mantido pela iniciativa privada e sem fins lucrativos, atua em prol do bem estar dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus dependentes e da comunidade em geral, por intermédio de serviços e atividades subsidiados e de excelência nos campos em que atua: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.
Eficácia, qualidade e acessibilidade são características básicas das ações, inseridas, na sua maioria, em projetos de grande relevância, como o Trabalho Social com Idosos.

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Trabalho Social com Idosos acontece no Sesc há mais de 40 anos e atende anualmente 60 mil pessoas. Além de resgatar o valor social dos idosos, as ações do Sesc privilegiam a cidadania e a educação por meio de projetos adaptados às diferentes culturas das regiões. Esta experiência possibilitou ao Sesc transformar o conhecimento na formação de recursos humanos especializados para esse tipo de trabalho, com vista a autonomia, melhora da autoestima, com a reconstrução da própria imagem, e a integração social do idoso.

Na Bahia, o Sesc desenvolve este trabalho desde 1985 e contempla atualmente mais de mil idosos que integram os grupos Fonte de Vida, em Salvador, e Sempre Viva, em Vitória da Conquista. Em breve, este quadro será ampliado com a implantação do Trabalho Social com Idosos nos Centros de Atividades de Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Jequié e Feira de Santana, através de ações de sensibilização e formação de grupos. As atividades e ações se caracterizam pelo trabalho interdisciplinar, voltadas para os interesses e características da clientela da terceira idade.