Bahia
Facebook Twitter Fale Conosco

Arte da Palavra

 

 

 

ARTE DA PALAVRA – REDE SESC DE LEITURAS


Projeto nacional que promove diferentes ações da cadeia da literatura, desde a formação de leitores e divulgação de novos autores até a valorização das obras de escritores brasileiros e formas de produção e fruição literária. Reúne 91 artistas, escritores e poetas para a realização de bate-papos, oficinas literárias e apresentações poéticas. O projeto é composto por três Circuitos: Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; Oralidades, para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, que será composto por oficinas variadas, com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações e também criar leitores com maior bagagem. Público-alvo: jovens, pais, educadores e universitários. Entrada franca. Classificação livre.


Circuito Oralidades – “Manoelando Histórias” - Apresentação de palhaçaria e poesia com Lia Motta (RS). A personagem Marmotta convida o público baiano a conhecer e fazer parte do universo dos poemas do livro "Memórias Inventadas: as infâncias”, de Manoel de Barros, poeta sul Mato-Grossense. | Salvador (Colégio Estadual Sete de Setembro, Paripe). Dia 16/04, 10h e 15h30. | Santo Antônio de Jesus (Sesc). Dia 17/04, às 14h e às 19h. | Paulo Afonso (Sesc Ler). Dia 19/04, às 16h e às 19h.
 


Cia Palhaça Sem Lona
A Cia. nasce em 2009, fundada pela atriz Lia Motta, a fim de mergulhar no universo da palhaça. Desde então, busca desenvolver uma comicidade autêntica, mas ancorada nos preceitos recebidos de todos os seus mestres. Em 2010, a Cia monta seu primeiro espetáculo: "Palhaças Sem Lona: O Circo Não Chegou”. Com esta montagem circula por todo o Sul do Brasil e realiza uma residência artística com o Circo Teatro Biriba. Em 2013, inicia um trabalho solo onde conta histórias do poeta Manoel de Barros chamado “Manoelando Histórias” e com este trabalho participa do Projeto Sesc Mais Leitura do Sesc (RS). Em 2014, estreia o espetáculo solo: "Bem te Vida Marmotta, torna-se parceira da Organização Pallasos en Rebeldia e realiza duas oficinas com o palhaço espanhol Ivan Prado. A Cia. é realizadora da Mostra Tua Graça Palhaça, um encontro internacional de mulheres palhaças que aconteceu em março de 2016 e 2017. A atriz Lia Motta também é integrante da Rede de Palhaças que reúne realizadoras de festivais e ações voltadas à Palhaçaria Feminina em todo o Brasil. Em agosto de 2016, a Cia estreou seu terceiro espetáculo: “Surpresa!”. Neste ano, lançou o projeto “Território de Riso” com o qual desenvolve uma série de ações voltadas ao estudo da linguagem de palhaço e a função social desta figura.



Lia Motta
Palhaça, atriz, diretora e produtora cultural. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi atriz no Circo Teatro Biriba (SC). Desde 2004, pesquisa a linguagem do palhaço e possui formação nesta área com mestres internacionais. Já atuou em hospitais como “doutora palhaça”. É fundadora da Cia “Palhaça Sem Lona”, ministra oficinas de palhaço e atua nos espetáculo “Bem te vida Marmotta” e “Surpresa!” onde também assina a direção e dramaturgia. Em 2015, em parceria com o coletivo Cabaré do Verbo, idealiza e realiza o “Cabaré Amar Elas um elogio ao feminino”. Em 2016 dirigiu também o solo de palhaça “Vendo Graça”. Como palhaça, é apoiadora da organização Internacional “Pallasos em Rebeldia”, onde atuam em territórios de conflito por todo o mundo. É realizadora da “Mostra Tua Graça Palhaça”, um encontro internacional de mulheres palhaças em Porto Alegre. Assina direção dos espetáculos de palhaças: “Vendo Graça” de Porto alegre e do espetáculo: “Caminhando e Cantando e Seguindo o Coração”.

Webmail